Granulometria:
- 0,15 x 0,6 mm
- 5 x 80 mm
- 10 x 50 mm
- 50 x 127 mm
- 50 x 150 mm
Composições Químicas:
- Silício 74 – 79%
- Alumínio 1,25% máx.
- Cálcio 1,0% máx.
- Fósforo 0,035% máx.
- Carbono 0,10% máx.
- Enxofre 0,025% máx.
Descrição:
- Cinza prateado
- Exotérmico – aumento de 3,3°C por percentual de silício adicionado
Intervalo de Fusão:
- 1266 + 1330°C
Silício 70 – 75% para granulometria abaixo de 0,59 mm
Para a Nodulização do Ferro Dúctil.
Outras composições químicas e granulométricas poderão ser consultadas.
No Ferro Fundido:
O Ferro Silício 75% pode ser usado para corrigir o Silício.
No ferro Cinzento:
O inoculante IM CA BA LA age como desoxidante e nucleante. A reação com O e S proporciona maior número de grafite eutética e do tipo A. Adicionando-se CA BA LA a reação com ambos O e S dissolvidos no metal, forma inclusões do tipo X2 Y3 onde X é o Lantâneo e Y é S ou O, evitando o superaquecimento. O IM CA BA LA é resistente ao desvanecimento devido ao alto ponto de ebulição dos elementos Ba, La (2130º C e 3450º C) evitando a formação de carbonetos de ferro na matriz. As inclusões La contendo Ca, Al são favoráveis a nucleação. Este inoculante é muito útil na produção de peças grandes onde a solidificação é muito lenta.
Atualmente a preocupação com a contaminação por elementos indesejáveis está aumentando. O nosso Ferro Silício é produzido em fornos de arco submerso, onde o carvão vegetal e o minério de ferro, são utilizados respectivamente, como um agente redutor e como fonte de elementos do Ferro. Portanto, os níveis residuais de elementos indesejáveis são muitos baixos. Por exemplo, o nível típico do Cromo é de 0,05%, com um nível típico do Manganês de 0,025%. As ligas preparadas com a utilização da sucata de aço poderão ter níveis mais altos desses elementos.
No Aço:
O Ferro Silício 75% é empregado principalmente na fabricação de aço como desoxidante e como liga na fabricação de aço para molas e chapas com alta permeabilidade magnética, usadas em transformadores.